Dissertação
Requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, a Dissertação do MNPEF deve conter a descrição dos processos que culminaram no Produto Educacional, um referencial teórico e revisão bibliográfica do tema da Física abordado, a metodologia e a análise dos resultados de sua aplicação em situações de ensino, além do próprio produto na íntegra, como apêndice.
Para solicitar matrícula em Dissertação, o mestrando deve ter cumprido todos os requisitos, que incluem a integralização dos créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas e a Proficiência.
Na formação das comissões examinadoras, devem ser contempladas as áreas da Física e do Ensino. Cada banca será composta por três doutores, sendo um externo ao PPG, e o aluno deverá optar por um de seus orientadores para presidi-la, sem direito a julgamento. A avaliação, proferida após a defesa, resultará na aprovação ou reprovação conforme maioria da banca.
O mestrando deve defender sua Dissertação com aprovação no prazo máximo de conclusão do MNPEF, quatro semestres. A Coordenação do polo poderá deliberar pela prorrogação do prazo, por solicitação devidamente justificada do orientador e satisfeitas as normas do próprio IFMA.
A Dissertação deve seguir o modelo disponibilizado pelo polo e as normas ABNT. A versão final será entregue para a UFRGS e SBF em formato digital, sendo este um requisito para emissão de diplomas. A mesma será publicada, juntamente com o Produto Educacional, no LUME e na página nacional do MNPEF.
Redes Sociais