Produtos Educacionais
Uma das características dos Mestrados Profissionais, que os difere dos Mestrados Acadêmicos, é o trabalho de conclusão de curso. Os mestrandos devem desenvolver processos ou produtos educativos e utilizá-los em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, em formato artesanal ou em protótipo.
No MNPEF, as estratégias didáticas devem envolver o domínio de conteúdos de Física e técnicas atuais de ensino para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.
O Produto Educacional pode ser, por exemplo, uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de vídeo-aulas, um equipamento, uma exposição etc. O mesmo deve ser independente e possuir identidade própria, para que seja compreendido e utilizado por outros professores de forma autônoma, sem consulta à dissertação ou ao autor.
O mestrando apresentará sua proposta de Produto Educacional no Exame de Qualificação e, sendo aprovado, estará apto a aplicá-lo em sala de aula. O processo prevê o “Acompanhamento da Implementação do Produto Educacional”, e a Dissertação deve incluir necessariamente o relato fundamentado desta experiência, no qual o produto desenvolvido seja parte integrante, estando na íntegra como apêndice.
As versões finais do Produto Educacional e da Dissertação serão disponibilizados no Repositório da Biblioteca Virtual do IFMA e na página nacional do MNPEF.
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